CARREGANDO

Digite para buscar

Entenda a diferença entre alimentos fitness e funcionais

Blog Meu Menu Fit

Manter uma vida saudável é sinônimo de cuidar da alimentação. Neste cenário, cada pessoa demonstra necessidades específicas. Algumas querem investir em uma reeducação alimentar, outras desejam emagrecer e assim por diante.

Por isso, é muito importante escolher as opções certas para montar refeições balanceadas e que atendam a essas questões. Então, surge uma dúvida muito comum: qual é a diferença entre alimentos fitness e funcionais?

Acredite: eles têm propriedades distintas, mesmo que não pareça. Se esta também é sua dúvida, é hora de esclarecê-la. Continue a leitura!

Qual é a diferença entre alimentos fitness e funcionais?

A diferença entre alimentos fitness e funcionais é bastante simples. Para começar, os alimentos funcionais, além de suas funções básicas no campo nutricional, agregam inúmeros benefícios a uma dieta tradicional, mesmo que você não siga nenhuma orientação específica.

Os alimentos fitness, por sua vez, têm algumas substâncias e ingredientes-chave que visam melhorar o desempenho nos exercícios físicos. É importante pontuar que ambas as opções contam com nutrientes e substâncias que deixam o organismo mais saudável.

Por esse motivo, o mais recomendado é encontrar um equilíbrio para o que o consumo das duas seja sempre priorizado na dieta. Mesmo que a sua prática de atividades físicas não seja intensa ou com foco em competições, lembre-se que é importante se movimentar para afastar sedentarismo, obesidade e outros problemas.

O que há em comum entre as duas alternativas?

Alimentos fitness e funcionais compartilham um ponto em comum. Seja qual for a sua escolha ou a indicação de um profissional, você deve sempre preferir alimentos totalmente naturais.

Isso significa abandonar de vez o consumo de industrializados, pois eles retêm pouquíssimos nutrientes. Além de contar com uma certa porcentagem de química em sua composição.

Ou seja, mesmo que eles contenham ingredientes tidos como funcionais ou fitness, vale a pena repensar e escolher o alimento natural. É essa pequena providência que realmente mostrará resultados eficientes e definitivos na melhora da sua saúde ou do seu desempenho físico.

Quais alimentos são considerados funcionais e quais são considerados fitness?

Para alimentos fitness, temos uma lista que já é conhecida. Ela inclui batata-doce, arroz integral, carnes brancas e magras (frango e peixes), ovos, brócolis e demais comidas que contenham uma boa concentração de proteínas, de modo geral.

Na categoria de funcionais, as opções são acessíveis e simples, e garantem refeições mais completas, que ajudam na prevenção de doenças e disposição. Você pode acrescentar nessa categoria azeite de oliva, tomate seco, alho e cebola, folhas verde-escuras, linhaça e suco de uva integral.

A princípio, talvez seja mesmo um desafio levar um desses dois tipos de alimentação em frente. Mas, aos poucos, os alimentos fitness e funcionais começarão a fazer parte de sua rotina com mais naturalidade. O importante é comer com consciência e sem passar vontade.

Conseguiu entender um pouco mais sobre este assunto com a leitura de nosso artigo? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *